DOT – Saiba a importância de identificar a data de fabricação de um pneu!

Uma das informações mais importantes que vão auxiliar na identificação das características de um pneu é o seu DOT, sigla qual significa Departamento de Transportes Americano (do inglês, Departament Of Transportation). Trata-se de um conjunto de dígitos que irão apresentar a série do pneu e a sua data de fabricação.

Apesar de no geral o DOT seguir um padrão estético, este informativo pode variar entre as fabricantes, tanto no local e disposição dos elementos como até mesmo na ausência destes. Desta forma vamos estar mostrando através de um de nossos pneus em estoque como que se deve realizar a leitura destes dígitos:  

O pneu acima da marca Hankook possui em sua lateral a inscrição “DOT”, seguido por mais 7 dígitos que indicam a série do pneumático e mais 4 dígitos destacados em um campo retangular, os quais se referem à data de fabricação.

Estes dígitos iniciais no geral são informativos interno da fabricante, estes que normalmente podem designar a sede que fabricou o pneumático, os compostos utilizados e a linha.

Já os dígitos em destaque 4420 apontam que o pneu foi fabricado na semana 44 de 2020 (entre 26 de outubro à 1 de novembro de 2020).

Esta informação é muito importante, visto que as recomendações da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) são de que um pneumático com sua fabricação ultrapassando os cinco anos deve ser analisado por um técnico que irá averiguar suas condições para continuar rodando.

É recomendado adquirir um pneu com DOT antigo?

Acredita-se que a vantagem de adquirir um pneu de DOT recente é que as chances deste apresentar problemas de desempenho são menores ­– ainda que a ocorrência de defeitos de fabricação seja comum e deve ser coberta pelo processo de garantia do lojista e da fabricante. A ANIP inclusive informa que a garantia deve levar em conta a data de aquisição do pneumático e não necessariamente a data de fabricação.

Em outras palavras, você pode sim adquirir um pneu com a data de fabricação que não seja a do ano atual sem se preocupar, pois estará assegurado pela lei sobre seus direitos como consumidor. Além do mais, muitos outros fatores são cruciais para levar o pneumático a sofrer um desgaste acelerado e influenciar o tempo de vida útil, como por exemplo o indicador TWI, este que deve ser averiguado constantemente a fim de evitar que você dirija com um pneu careca!


Deixe uma resposta