Aprenda a identificar as características de um pneu

Ao entrar em uma loja para adquirir um novo pneu para o seu carro, é de extrema importância que você saiba como identificar as inscrições presentes em sua lateral. Reconhecer suas particularidades irá garantir que a sua escolha seja a mais assertiva o possível para garantir que seu veículo tenha um melhor desempenho, ampliando assim a segurança e o conforto ao dirigir.

Visando auxiliar na interpretação destas inscrições e assim evitar possíveis transtornos, fizemos este post para falarmos um pouco mais sobre as características de um pneu!

Referências de medidas

Utilizando a imagem acima como exemplo, podemos averiguar que na lateral do pneu em questão há as inscrições 180/55 ZR 17 e na sequência as inscrições M/C (73W).

  • 180: indica a largura do pneu em milímetros (mm). Entende-se que quanto maior esta for, mais contato o veículo terá com o solo. Sua medição é de um flanco ao outro, classificada em séries de 10mm. Além de afetar diretamente a tração e desempenho do veículo durante a frenagem e na estabilidade em curvas. Todavia, pneu muitos largos tendem a exigir um maior consumo de combustível do veículo e ampliam o desgaste do componentes da direção e d suspensão;
  • 55: indica a altura da lateral do pneu;
  • ZR: o R significa que a estrutura do pneumático é RADIAL. Em relação à inscrição em conjunto ZR, esta se trata de uma anotação antiga informando que o índice de velocidade é superior a V, pois não haviam até o momento novos símbolos para representar velocidades superiores. Outro ponto é que quando este símbolo é o D ou nenhuma das opções acima, entende-se que a construção do pneu é DIAGONAL;
  • 17: este último da primeira sequência indica o tamanho da roda a ser utilizada (ou seja, o aro do pneu);
  • M/C: esta inscrição representa o tipo de veículo a que se destina a aplicação. Ou seja, o pneumático da fotografia destina-se para a utilização em motos. Segue abaixo alguns exemplos:
  • 73: este código indica a carga máxima que o pneu pode carregar para que não ocorram acidentes, se referindo à bagagem e passageiros. No caso da imagem, este pneu possui o índice de carga de 365 KG:
  • W: este símbolo faz referência ao índice de velocidade do pneumático, sendo no presente caso o índice correspondente à 270km/h. Elaboramos também outra tabela para auxiliá-lo na interpretação destas letras em específico:

Identificando se o pneu é simétrico, assimétrico ou direcional

  • Simétrico: uma seta irá indicar o lado em que o pneu deverá ser montado. Seu uso destina-se para pistas secas pelo fato da borracha possuir uma maior aderência junto ao solo;
  • Assimétrico: seu uso destina-se exclusivamente para pistas molhadas, auxiliando no escoamento da água e evitando assim o risco de aquaplanagem. A identificação é simples pelo fato de seu desenho se diferenciar entre os lados esquerdo e direito, tendo metade da banda de rodagem seguindo um padrão e a outra possuindo outro formato;
  • Direcional: haverá um desenho padrão na banda de rodagem indicando a única direção que o veículo deverá rodar.

Durabilidade

Indicada pela inscrição TREADWEAR, irá apresentar um valor variável de 60 a 800 informando a duração do pneumático (quanto maior o número, mais resistente o produto). O valor é obtido após a realização de testes em longas pistas. Ainda assim é importante ressaltar que o desgaste de um pneu pode ocorrer por inúmero fatores durante sua utilização, sendo preciso dar a devida atenção a todos.

Aderência

O índice TRACTION irá informar o quão aderente é o pneu em pistas molhadas:

  • AA: maior índice de aderência;
  • A e B: índices médios;
  • C: índice mínimo aceitável.

DOT

Por extenso significa Departamento de Transportes Americano (do inglês, Departament Of Transportation), estas inscrições irão apresentar a série do pneu e a sua data de fabricação. Fizemos uma postagem apenas sobre o DOT para esclarecer muitas dúvidas acerca de sua interpretação.

TT OU TL (Tubeless ou Tube Type)

Dependendo de como um determinado pneumático foi fabricado, este irá precisar contar com o uso de uma câmara de ar para rodar. Desta forma, atualmente os pneus devem apresentar esta informação através de inscrições presentes na borracha.

  • TUBELESS (TL): significa que o uso do pneumático não necessita da presença de uma câmara de ar, pois este já possui um revestimento interno. É o caso da maioria dos pneus atuais de passeio e caminhonete. Para isto utiliza-se uma válvula que deve ser substituída sempre que houver a troca de um pneu velho por um novo;
  • TUBE TYPE (TT): neste caso o uso da câmara de ar se faz necessário, e em alguns casos também haverá a necessidade de incluir um protetor de câmara de ar.

Deixe uma resposta