Pneu Remolde – Saiba um pouco mais sobre a fabricação e o que esperar de sua performance

Quando o assunto é pneus remoldados, é muito comum encontrar relatos de pessoas que sempre optaram pela utilização do produto em seus veículos e nunca tiverem uma reclamação sequer, como também o contrário se faz presente. A verdade é que muitas dúvidas circulam acerca deste tema, gerando pro vezes uma confusão sobre o que de fato é um pneu remolde e quando se trata de um produto com outro processo de confecção aplicado, podendo citar o pneu ressolado.

O Grupo Guaporé sempre busca apresentar a diversificação das marcas e medidas presentes no estoque, tendo com objetivo atender as necessidades específicas de cada cliente. Desta forma, também possuímos no catálogo pneus remoldados e ressolados, para utilização em veículos de passeio e caminhonete, e frequentemente observamos essas dúvidas sendo trazidas a nós em nossas lojas físicas, além dos canais de comunicação do e-commerce.

Por esta razão decidimos redigir o presente post para explicarmos um pouco mais sobre estes pneus e assim esclarecer eventuais dúvidas sobre a qualidade e desempenho deste pneu.

Mas afinal, o que é um pneu remolde?

A remoldagem é um processo de reciclagem onde um pneu usado passa por uma avaliação técnica, verificando se este não possui danos significativos em sua estrutura para que o mesmo venha a se tornar um novo pneumático a partir da reconstrução de sua estrutura. Para isto será realizado um processo de raspagem do talão (suas laterais) e da banda de rodagem, preservando apenas a carcaça (componente interno). Após novas avaliações o pneu é renovado com o recebimento de uma camada de borracha inserida através de uma prensa vulcânica, contendo assim as inscrições técnicas vigentes junto de sua nova banda de rodagem. Por fim, há uma nova vistoria técnica para que sejam executados quaisquer ajustes necessários para a distribuição do novo pneu.

Este método apresenta contribuições ao meio ambiente por oferecer um caminho alternativo para a carcaça do pneu, que por vezes tem o seu descarte realizado de forma incorreta e prejudicial. Outro aspecto interessante é que o processo de remoldagem tem um custo de produção menor quando comparado ao de pneus novos, tornando assim sua precificação final mais acessível para os consumidores.

Vale ressaltar que a remoldagem não deve ser confundida com o processo de recapagem (substituição apenas da borracha desgastada) ou de recauchutagem (substituição da borracha desgastada na banda e nos ombros), como também do pneu ressolado que por sua vez envolve a sobreposição da camada do pneumático por uma nova.

Fonte: Cockstone Pneus, uma das principais fabricantes de pneus remoldados do Brasil.

Por se tratar de um pneu reconstruído, ele é seguro?

O pneu remolde tem seu uso legalizado em território nacional, pois o Inmetro se encarrega de exigir e fiscalizar determinados aspectos para viabilizar a circulação de veículos com este pneumático. Além da necessidade de possuir o Selo de Identificação da Conformidade, é importante que esteja presente na lateral os informativos referentes a:

  • Marca do pneu;
  • Identificação do fabricante;
  • Data de fabricação (DOT) original;
  • Se o produto é um Remolde, um Recapado, um Recauchutado ou um Reformado;
  • Data da reforma.

É importante destacar que o remoldado não pode passar novamente pelo processo de raspagem para uma terceira reutilização, como também a técnica deve se abster de produtos com fabricação superior a sete anos. Outra questão fundamental é que o Inmetro atualmente permite a utilização de remoldes apenas para veículos leves (passeio e comerciais). Ou seja, não é permitido a utilização em motocicletas, triciclos, veículos agrícolas, dentre outros. A infração pode resultar na penalização de cinco pontos da carteira e na retenção do veículo. No caso de caminhões, por exemplo, pode ser feita a utilização de ressolados. (sobreposição da antiga banda de rodagem por uma nova).

O que é esperado da duração e performance de um pneu remoldado?

Quando comparado com o pneu novo, logo percebe-se que remoldado terá como ponto ao seu favor o preço de mercado. Mas vale destacar que um pneu reciclado não apresentará a mesma qualidade técnica que os produtos de primeira viagem decorrente de certas questões que agora vamos estar abordando:

  • Tempo de vida útil

A durabilidade deste pneu possui uma perda de 15% a 30% em relação à um pneu novo de mesma medida, ou seja, sua quilometragem máxima é inferior. E o tempo pode vir a ser encurtado ainda mais dependendo do terreno onde estes irão rodar, sendo indicado para uso urbano e não em estradas rurais ou em rodovias. Outro ponto – e de suma importância – é que a carcaça reciclada pode conter sinais de desgaste ou ressecamento que ocasionalmente podem ter passados despercebidos, afetando o tempo de vida útil. Por isto que o cliente deve estar ciente de que pode exigir uma análise técnica de garantia para a fabricante do produto. Vamos falar mais a frente sobre a garantia de um pneu remolde.

Bem, ainda se faz necessário que o condutor verifique sempre as condições dos pneus e que siga com as devidas rotinas de manutenção e revisão, além de verificar o indicador TWI para constar que o pneu não está careca.

  • Frenagem

Por conta do desgaste acelerado e das limitações decorrentes de uma banda refeita e não de primeira viagem, a tração do pneu não será tão eficiente como a de modelos novos. A atenção deve ser redobrada em dias chuvosos, pois o risco de aquaplanagem tende a aumentar ao dirigir o veículo em pistas molhadas.

  • Dúvidas sobre as características originais da carcaça reciclada

A aquisição de remoldados deve priorizar lojistas responsáveis e que possam comprovar que os produtos estão certificados pelo Inmetro, pois há casos onde a origem da carcaça irá exercer influência significativa no desempenho do remoldado. Na Europa, por exemplo, é exigido às fabricantes que mantenham em destaque as inscrições originais do antigo pneu no novo produto, para propiciar maior assertividade na escolha do pneu pelo cliente. Todavia, aqui no Brasil esta exigência é maleável, cabendo ao fabricante ter em mente a responsabilidade de cumprir com todas as especificações técnicas e procedimentos corretos na hora de confeccionar o pneu. Mas o quão relevante é compreender a origem do pneu remolde? Bem, vamos lá…

As fabricantes se utilizam de uma carcaça usada para aplicar todo o processo que resultará em um novo pneu. Todavia, se por alguma razão não houver uma atenção rigorosa por conta dos órgãos responsáveis para verificar se a carcaça original está em conformidade com a nova remoldagem, problemas futuros poderão ocorrer. Pense no caso de uma carcaça em que sua fabricação inicial se destinava para veículos que podiam suportar um peso elevado e que por consequência deveria se locomover em velocidade reduzida, mas que no processo de remoldagem agora destina-se exclusivamente para veículos esportivos. Como consequência direta, caso o condutor dirija em grandes velocidades, o pneu pode apresentar mal desempenho – como no caso do tempo resposta da frenagem. E caso somado a possibilidade de cada pneu prover de uma carcaça distinta, o retorno aos comandos executados que deveriam ser padronizadas irão agir de maneira dessemelhante.

Sendo assim, a orientação é que o cliente deve sempre buscar empresas que realmente se preocupem com a qualidade dos produtos que estão comercializando, como também os lojistas devem conhecer os procedimentos aplicados pelos fabricantes para que possam explanar com precisão a origem e as características do pneumático.

Por fim, como funciona a garantia para este produto?

Mesmo passando por uma análise criteriosa antes de deixar o fornecedor, o pneu pode exibir eventuais defeitos de fabricação e performance. Isso fará com que apenas no momento da condução (a curto ou longo prazo) seja evidenciado o problema.

A Guaporé Pneus, por exemplo, conta com um setor de garantia próprio que irá auxiliar na mediação do processo com a fabricante. Além disso, possuímos profissionais qualificados que poderão repassar as orientações adequadas para cada situação. Aqui no blog temos um post especificamente para tratarmos sobre o tema Garantias, onde explicamos um pouco mais sobre prazos legais e ainda fornecemos os contatos disponíveis para que o cliente consiga estar entrando em contato conosco.

Clique aqui para ver nosso catálogo de remoldados disponíveis


Deixe uma resposta